Vandalismo em Bruxelas após derrota da Bélgica para o Marrocos
Vários atos de vandalismo foram registrados neste domingo em Bruxelas após a vitória do Marrocos sobre a Bélgica na Copa do Mundo, com “dezenas de pessoas” atacando mobiliário urbano e policiais. Antes mesmo do final do jogo, no centro da cidade, “várias dezenas de pessoas, algumas delas encapuzadas, procuraram confronto com as forças de ordem, […]
Vários atos de vandalismo foram registrados neste domingo em Bruxelas após a vitória do Marrocos sobre a Bélgica na Copa do Mundo, com “dezenas de pessoas” atacando mobiliário urbano e policiais.
Antes mesmo do final do jogo, no centro da cidade, “várias dezenas de pessoas, algumas delas encapuzadas, procuraram confronto com as forças de ordem, o que comprometeu a segurança pública”, declarou a Polícia em comunicado.
A Polícia informou o uso de material pirotécnico, o lançamento de projéteis, a presença de manifestantes armados com bastões, um incêndio em via pública e a destruição de um semáforo.
“Um jornalista foi ferido no rosto por fogos de artifício”, segundo a Polícia, que decidiu intervir com um canhão de água e gás lacrimogêneo.
As forças de segurança pediram aos habitantes e torcedores que evitassem determinados bairros do centro da capital belga.

Carro queimado em confusão após vitória do Marrocos sobre a Bélgica, em Bruxelas (Foto: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)
Várias estações de metrô foram fechadas e ruas bloqueadas para limitar as multidões.
“Condeno veementemente os incidentes desta tarde. A Polícia já interveio com determinação. Assim, desencorajo os torcedores de irem ao centro da cidade. A Polícia usa todos os meios para manter a ordem pública”, reagiu o prefeito de Bruxelas, Philippe Close, no Twitter.
“Ordenei à Polícia que proceda com as prisões administrativas dos vândalos”, acrescentou.
WaltuirKiloxDe situatie normaliseert maar de politie blijft gemobiliseerd. Dankzij de eenheid van commando en de samenwerking tussen de politiezones en met de @policefederale hebben we de incidenten kunnen beperken tot één laan. (1/2)
— Philippe Close (@PhilippeClose) November 27, 2022